Semana passada foram registradas grandes erupções no disco solar, que provocaram ejeção de massa solar na direção da Terra. As lentes do observatório espacial SOHO localizaram as manchas na terça-feira (15 de dezembro), e as partículas oriundas das explosões chegaram na Terra na sexta-feira. O flare solar(rajada de energia magnética liberada do Sol repentinamente) teve classificação C-4 de longa duração provocado pelo campo magnético próximo das manchas 1035 (foto). As manchas surgiram na segunda-feira(14) e já apresentavam o tamanho da Terra! Como as manchas estão voltadas na direção do nosso planeta, as ejeções podem provocar tempestades geomagnéticas e auroras nas latitudes médias e altas do globo.
Durante os últimos anos, o Sol esteve com baixíssima atividade. Este fato ocorre quando as manchas solares são raras na sua superfície. O ano de 2008 foi o que teve menos manchas solares desde 1913, e foi classificado como um ano de mínimo "muito intenso", de acordo com a NASA. Os ciclos solares (com periodicidade de 11 anos em média) são influentes no clima da Terra, embora ainda não se saiba a exata magnitude desta influência. Hoje em dia alguns pesquisadores correlacionam épocas de altas(baixas) temperaturas na atmosfera terrestre com períodos de máximo(mínimo) do ciclo solar. Durante o século XV ocorreu um mínimo intenso no ciclo solar, o Mínimo de Maunder. Este período climatológico é hoje conhecido como "Pequena Era do Gelo", e o mínimo de Maunder aconteceu exatamente na parte mais fria desta "era", a qual é conhecida por apresentar invernos de frio extremo, principalmente no hemisfério Norte. Além do mínimo de Maunder, há outros períodos de atividade do Sol que estão relacionados com mudanças climáticas na Terra.
O curioso desta história é que o Ciclo 24 estava previsto para começar em março de 2008, mas com o mínimo ocorrido ano passado, o ciclo começou efetivamente em 22 de setembro de 2008(de acordo com consenso de astrônomos). A previsão de astrônomos é que em 2010 comece o período de atividade alta do Sol, com ápice em 2013 ou 2014.
Nenhum comentário:
Postar um comentário