segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Frente Fria passa pelo RS

A frente fria que estava estacionada no Uruguai finalmente rompeu o bloqueio atmosférico e atravessou a fronteira. A metade Sul do estado foi atingida primeiro, já na noite deste domingo(08). Houveram intensas tempestades com muitos raios na região, como mostra a imagem abaixo.
Em Bagé, a estação automática do INMET registrou a passagem de uma tempestade muito forte. Os dados mostram que houveram rajadas de 57 km/h, porém pouca precipitação. Observa-se também a mudança na direção do vento, após a passagem da frente, de Norte (360°) para Sul (178°), o que é comum após a passagem de uma frente fria.
No radar meteorológico a tempestade apresentava 70 dBZ de refletividade, com provável ocorrência de granizo.A frente fria deve atravessar o RS nesta segunda-feira, com possibilidade de novos temporais fortes, principalmente no Sul e Leste, já que as frentes tendem a passar mais pelo litoral no verão.

Um comentário:

  1. E ai gurizada, essa frente provocou 74.6mm na estação agrometeorologica da ufpel e 50mm em estação automática particaular na zona sul.

    ResponderExcluir