quarta-feira, 26 de maio de 2010

Alta temporada

A temporada de tornados na América do Norte ocorre na primavera do Hemisfério Norte, quando há as condições necessárias para formação de supercélulas(tempestades giratórias severas). Porém há outros fenômenos extremos relacionados às supercélulas, como granizo e microexplosões. Abaixo há uma relação de vídeos de uma tempestade severa que provocou queda de granizo! No último dos três vídeos, em 45 segundos, ocorre uma rajada de vento provavelmente provocada por uma corrente descendente forte.
http://www.youtube.com/watch?v=VvfxUdV8sZw

http://www.youtube.com/watch?v=fIYkP_kyhgs&playnext_from=TL&videos=jV-am0PxsfQ&feature=rec-LGOUT-exp_fresh%2Bdiv-1r-2-HM

http://www.youtube.com/watch?v=zBN5qONfQDk&feature=related

domingo, 16 de maio de 2010

Ciclogênese sobre o RS

As condições sinóticas atuais apontam para a formação de um ciclone sobre o RS neste começo de semana. Um vórtice em altitude cruza os Andes neste momento e deverá provocar o que se chama de onda frontal, uma perturbação no campo de pressões que favorece a ciclogênese. A área de alta pressão no Pacífico de 1027 hPa envia um pulso pelos Andes, o qual acompanha a frente fria que cruzou o estado neste domingo com pouca atividade, mas que fez as temperaturas baixarem bastante.
O cavado que sobrará desta interação entra vórtice em altitude e a Cordilheira já deverá causar chuva em alguns pontos do RS nessa segunda-feira. A partir de terça o ciclone começa a ganhar forma e poderá provocar grandes acumulados de chuva e vento forte no estado. O modelo GFS indica que na noite da segunda-feira se fechará uma isóbara, caracterizando o início da formação do ciclone.



O mesmo modelo indica que terça à noite o ciclone terá a forma de vírgula característica. A frente associada a este ciclone avançará pelo Sudeste do Brasil no meio da semana.


terça-feira, 11 de maio de 2010

Tornados

Durante o mês de maio é comum ocorrerem tornados nos EUA, por causa da época do ano que favorece o fenômeno. Nesta segunda-feira houve uma série de tempestades, já esperadas, em Oklahma e no Kansas, que mataram algumas pessoas e provocaram estragos. Houve granizo gigante(até 15 cm de diâmetro) e muitos tornados, alguns com vórtices múltiplos. Muitos grupos que caçam tempestades, seja por pesquisa científica, seja por esporte, estavam lá à espera destas tempestades. Um vídeo feito chama a atenção pela quantidade de tornados filmados em um único dia, muitos dos quais aparecem juntos em uma mesma imagem.

http://www.youtube.com/watch?v=Nc5UAscKIr8&feature=related

Depois de ocorridos os fenômenos, como de costume, o NOAA fez um estudo preliminar da rota e intensidade dos tornados da segunda-feira. Há possibilidade de terem ocorrido tornados de intensidade EF5(extrema).
É comum nesta época ocorrer tornados nos EUA, por isso quase todos os dias há alerta de tornados, como na imagem abaixo, de hoje.

domingo, 2 de maio de 2010

Cavado deve trazer chuva ao RS

O escoamento ciclônico que atua neste momento em altitude, na costa sul-americana do Pacífico deve se deslocar para leste nos próximos dias. Este deslocamento fará com que o sistema atravesse a Cordilheira dos Andes, deixando sobre o norte da Argentina um cavado(zona de relativa baixa pressão atmosférica) em altitude. Este cavado deve provocar chuva em grande quantidade em alguns pontos daquela região, e afetará o tempo também no Rio Grande do Sul, a partir da terça-feira. As cartas sinóticas de 250 hPa(alta troposfera) e 500 hPa(média troposfera) mostram que o sistema está bem organizado.  
                                    
No começo deste domingo já é possível notar o avanço do sistema ciclônico sobre a cordilheira pela imagem do canal de vapor d´água.
O modelo atmosférico global GFS afirma que poderá ocorrer até 100mm de chuva em alguns pontos.
Neste sábado ocorreu um acidente na cidade de Torres com um balão, provavelmente provocado pela atuação das correntes de jato em altitude, o que pode ser visto nas cartas sinóticas.
Antes da chegada da chuva segue o mesmo padrão dos últimos dias: noites frias e tardes mais quentes, devido principalmente à falta de nuvens. Durante o domingo e a segunda-feira deve-se notar um aumento de nuvens médias e altas no RS. Mantém-se também a possibilidade de nevoeiros durante o amanhecer, o que pode provocar transtornos principalmente em aeroportos.