domingo, 2 de maio de 2010

Cavado deve trazer chuva ao RS

O escoamento ciclônico que atua neste momento em altitude, na costa sul-americana do Pacífico deve se deslocar para leste nos próximos dias. Este deslocamento fará com que o sistema atravesse a Cordilheira dos Andes, deixando sobre o norte da Argentina um cavado(zona de relativa baixa pressão atmosférica) em altitude. Este cavado deve provocar chuva em grande quantidade em alguns pontos daquela região, e afetará o tempo também no Rio Grande do Sul, a partir da terça-feira. As cartas sinóticas de 250 hPa(alta troposfera) e 500 hPa(média troposfera) mostram que o sistema está bem organizado.  
                                    
No começo deste domingo já é possível notar o avanço do sistema ciclônico sobre a cordilheira pela imagem do canal de vapor d´água.
O modelo atmosférico global GFS afirma que poderá ocorrer até 100mm de chuva em alguns pontos.
Neste sábado ocorreu um acidente na cidade de Torres com um balão, provavelmente provocado pela atuação das correntes de jato em altitude, o que pode ser visto nas cartas sinóticas.
Antes da chegada da chuva segue o mesmo padrão dos últimos dias: noites frias e tardes mais quentes, devido principalmente à falta de nuvens. Durante o domingo e a segunda-feira deve-se notar um aumento de nuvens médias e altas no RS. Mantém-se também a possibilidade de nevoeiros durante o amanhecer, o que pode provocar transtornos principalmente em aeroportos.

Um comentário:

  1. Parabéns pelo Blog, achei-o em uma das inúmeras buscas por imagens, sobre fenômenos meteorol...
    Faço curso p Comissária de bordo e Meteorologia tem se tornado uma paixão equiparável à aviação...Fico encantada tdas as vezes q acesso ao blog em busca de alguma imagem p ilustrar o conteúdo estudado em sala...
    Gostaria de alguma dica sobre outros sites ou blogs de conteudo semelhante, principalmente da minha região (Nordeste).
    à Todos as pessoas envolvidas na criação do blog meus sinceros parabéns e votos de sucesso.
    Abraço
    Giany.

    ResponderExcluir