sábado, 6 de fevereiro de 2010

Intensa convecção

Uma impressionante área de instabilidade se formou na região entre Uruguai e Argentina no fim desta sexta-feira. A imagem de satélite realçada mostra a temperatura de topo de nuvens, que atingiu -80°C em uma área muito grande. A área instável chegou a cobrir completamente o Uruguai e a região próxima a este país.
O sistema se formou muito rapidamente, em poucas horas, resultado de advecção(transporte) de ar quente e úmido do Norte, e ficou praticamente parado naquela região por causa do bloqueio atmosférico que impede que a frente, à qual estava associado o sistema, avance sobre o RS.
Neste complexo sistema ocorriam várias tempestades fortíssimas. Para se ter uma idéia, o radar Argentino do INTA mostrava uma grande área(em rosa) de intensa refletividade, a qual se refere a "Muy fuerte con probable granizo" na legenda do radar(imagem abaixo). Há possibilidade de terem ocorrido tornados nestas áreas.

Outro mapa que não deixa mentir é o mapa de raios, o qual registrava intensa quantidade de raios na região, principalmente pelo fato de a atmosfera estar quente e úmida, o que potencializa a atividade elétrica. Abaixo vão alguns dados de chuva em algumas localidades atingidas pelo sistema convectivo, e dados da chuva acumulada nos últimos 6 dias. No Uruguai alguns rios estão muito cheios e, com estes volumes de chuva, podem causar transtornos.
Também no Rio Grande do Sul houveram temporais bastante fortes nesta sexta-feira. A frente fria que está praticamente parada no Uruguai trouxe chuva para a fronteira Sul, com temporais de forte intensidade.
Durante a noite de sexta-feira, um temporal em questão chamou a atenção. Ocorreu próximo a Jaguarão, e apresentava uma refletividade de 70 dBz, muito forte. É provável que tenha havido precipitação de granizo, e não se descarta possibilidade de tornado. Na imagem de satélite é possível notar a célula que estava isolada.















3 comentários:

  1. coitadddddddddddddoooooooooooooooooooo de quem mora em essas cidades moro em brasilsilsilsilsilsil araxazinho que beleza.Inveja mataaaaaaaaaaaaaaaaaaaa kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. aqui quem fala eos rebeldes lua,shophia,meu eos meninos e claro

    ResponderExcluir
  3. vamos cuidar do nosso planeta

    ResponderExcluir