No noroeste argentino se desenvolveu neste domingo uma área de instabilidade que provocou fortes tempestades próximo ao Rio da Prata.
Nesta segunda-feira deve chover no Rio Grande do Sul devido ao avanço de um sistema frontal.
Em altitude há suporte para tal sistema, devido à atuação do jato subtropical que circunda um anti-ciclone em altitude. O jato causa ventos de até 150 nós e provoca a formação de nuvens altas. As imagens desta noite de domingo mostram que o sistema já alcançava o extremo sul do estado. Já na terça o tempo deve continuar mais instável entre o RS e SC, onde poderá ocorrer grandes acumulados de chuva durante esta semana.
Durante esta semana outro fenômeno chamou a atenção do mundo inteiro: a erupção do vulcão Eyjafjallajökull. Esta erupção fez com que uma nuvem de fumaça se espalhasse pela Europa inteira, causando transtornos.
O mais impressionante,contudo, foram imagens tiradas dessa nuvem de fumaça próxima ao vulcão. A nuvem tem uma altura impressionante, parecendo uma tempestade convectiva observada em dias quentes de verão, só que feita de fumaça vulcânica em vez de água e ar. Nesta nuvem foram observados muitos raios.
Calor em Montenegro. Céu quase sem nuvens. 32°C. Como está o tempo aí?
ResponderExcluirwww.meteomont.blogspot.com
Muito quente, no aguardo da chuva.Céu com nuvens, mas o sol brilha.33,6ºC
ResponderExcluirwww.tempoeclimasg.blogspot.com