domingo, 16 de maio de 2010

Ciclogênese sobre o RS

As condições sinóticas atuais apontam para a formação de um ciclone sobre o RS neste começo de semana. Um vórtice em altitude cruza os Andes neste momento e deverá provocar o que se chama de onda frontal, uma perturbação no campo de pressões que favorece a ciclogênese. A área de alta pressão no Pacífico de 1027 hPa envia um pulso pelos Andes, o qual acompanha a frente fria que cruzou o estado neste domingo com pouca atividade, mas que fez as temperaturas baixarem bastante.
O cavado que sobrará desta interação entra vórtice em altitude e a Cordilheira já deverá causar chuva em alguns pontos do RS nessa segunda-feira. A partir de terça o ciclone começa a ganhar forma e poderá provocar grandes acumulados de chuva e vento forte no estado. O modelo GFS indica que na noite da segunda-feira se fechará uma isóbara, caracterizando o início da formação do ciclone.



O mesmo modelo indica que terça à noite o ciclone terá a forma de vírgula característica. A frente associada a este ciclone avançará pelo Sudeste do Brasil no meio da semana.


2 comentários:

  1. Sou uma apaixonada por meteorologia e acompanho as atualizações do blog - espero o dia em que vou assistir um tornado de perto :P

    ResponderExcluir
  2. São Gabriel de olho no ciclone.

    http://tempoeclimasg.blogspot.com

    ResponderExcluir