terça-feira, 11 de maio de 2010

Tornados

Durante o mês de maio é comum ocorrerem tornados nos EUA, por causa da época do ano que favorece o fenômeno. Nesta segunda-feira houve uma série de tempestades, já esperadas, em Oklahma e no Kansas, que mataram algumas pessoas e provocaram estragos. Houve granizo gigante(até 15 cm de diâmetro) e muitos tornados, alguns com vórtices múltiplos. Muitos grupos que caçam tempestades, seja por pesquisa científica, seja por esporte, estavam lá à espera destas tempestades. Um vídeo feito chama a atenção pela quantidade de tornados filmados em um único dia, muitos dos quais aparecem juntos em uma mesma imagem.

http://www.youtube.com/watch?v=Nc5UAscKIr8&feature=related

Depois de ocorridos os fenômenos, como de costume, o NOAA fez um estudo preliminar da rota e intensidade dos tornados da segunda-feira. Há possibilidade de terem ocorrido tornados de intensidade EF5(extrema).
É comum nesta época ocorrer tornados nos EUA, por isso quase todos os dias há alerta de tornados, como na imagem abaixo, de hoje.

2 comentários:

  1. Ótimo vídeo linkado.
    E realmente, Oklahoma tem um histórico "severo", ainda mais nessa época.

    ResponderExcluir
  2. Neste momento há 3 tormentas com alerta de tornado emitido pelo noaa, e da pra acompanhar ao vivo a caçada: http://chase.tornadovideos.net/pages/full_screen

    ResponderExcluir