quinta-feira, 10 de junho de 2010

Forte Anticiclone mantém o ar frio no sul

A massa de ar que está atuando sobre o sul do Brasil, garantindo mínimas de poucos graus acima de zero nesta semana, está se intensificando. Porém seu núcleo continua no oceano Atlântico, na costa leste do Sul da América do Sul.
As regiões de alta pressão no litoral do Sudeste impedem o avanço da massa de ar para o Norte, o caminho natural. O que ocorre, portanto, é um deslocamento para leste, ou seja, para o oceano. Assim a circulação desse sistema, o qual gira no sentido anti-horário, manda umidade para o continente exatamente sobre o RS, o que causou chuva fraca durante esta quinta-feira no litoral.


Durante o fim de semana o forte ciclone extratropical que se dirige em direção à costa oeste da América do Sul deverá provocar grandes acumulados de chuva na parte sul da Cordilheira dos Andes, devido à orografia. Este ciclone instabilizará a atmosfera no sul do continente e empurrará a massa de ar mais para o oceano. A partir do sábado ja pode chover no oeste do RS, e durante o domingo. No início da semana os modelos indicam a formação de um ciclone na costa da Argentina, o qual impulsionaria nova massa de ar frio. Há divergência entre os modelos quanto ao horário e à posição desse sistema.

Um comentário:

  1. Muito interessante aquilo que falou acerca do ciclone que atingiu a América do Sul. Por vezes, é muito útil este tipo de informação! é importante para as pessoas que habitam nessas zonas, para os que pensam viajar até o local e, até mesmo, investigadores, meteorologistas e cientistas!

    ResponderExcluir